5.7.07

Triunfo dos Porcos

Vocês lembram-se do filme com este nome? Um filme em bonecos animados com tudo menos conteúdo infantil, mas que os nossos pais nos deixavam ver de qualquer maneira por sermos crianças ingénuas a acharem apenas que o Napoleão era um porco malhado e mau... e eu que vi o filme umas centenas de vezes, porque a minha mãe mo gravou no nosso video beta, meso chorando sempre que o cavalinho morria depois de ser explorado e maltratado pelos senhores porcos.
Pois... na verdade o dito filme tinha uma enorme carga política e crítica... agora, a 20 anos de diferença muitas coisas fazem sentido. Agora que palavras como chauvinismo, ditadura, exploração, escravidão, mentira, corrupção, abuso de poder, entre outras, fazem parte do meu dicionário e do meu (e do vosse também) dia a dia.
No filme de 1954 os animais da quinta revoltam-se contra o seu cruel dono, só que acabam nas mãos de Napoleão, o porco malhado.
Napoleão não era mais que um ditador, perante uma plateia de porcos estúpidos que o apoiavam porque o consideravam o maior, com dois ou três capatazes que infernizavam a vida dos outro animais da quinta, obrigando-os a trabalhar (sem condições e vencimentos - rações ridículas), alguns até à morte.... O seu lema "todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que outros" era levado ao extremismo beneficiando os seus congeneres...
Ontem ao almoço discutia política com o meu pai... saltou-me o filme à memória... e se os personagens fossem comparados com o actual panorama político português? Porque não? "Lá de cima" só chegam promessas que ficam por cumprir, mentiras e, um verdadeiro trem de cozinha tal não é a quantidade de tachos que surgem diáriamente... e nós ganhamos pouco mais, pagamos mais impostos e levamos com tanta tanta areia nos olhos que a costa portuguesa duplicou ou triplicou drásticamente o areal (embora na costa e em esmoriz a coisa ande a diminuir)...

3.7.07

Um kiko lindo!!!


2.7.07

31....

PARABÉNS LALA!!!
:)